O PSICOPEDAGOGO E AS INTERVENÇÕES NAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Estudos em Ciências da Educação
ANTONIO SOARES DE MATOS JUNIOR
DOI: 10.46898/home.
b329c6b5-6c58-4756-a7ca-b35cad45c0ae
Resumo
O presente trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a importância da intervenção do psicopedagogo frente às dificuldades de aprendizagem, através de queixas escutadas pelos pais nas instituições de ensino e também pelos professores que estão diariamente com as crianças podendo com mais clareza expor essas dificuldades apresentadas e vistas em sala de aula. Relata a importância da psicopedagogia e as dificuldades de aprendizagem, uma temática importante pois são percebíveis através do processo de estágio supervisionado, o mesmo proporcionou uma visão diferente entre teoria e pratica.
Através de ferramentas certas se podem investigar e intervir, uma análise correta do caso pode chegar a um diagnóstico preciso. Dificuldade como leitura, escrita e para reconhecer números, podem ser uma dislexia e uma discalculia, que vem dando sinais desde a infância e que a família muitas vezes não percebe abrindo assim um espaço para a percepção escolar.
Diante disso se faz necessário uma investigação sobre o que pode ter causado esse problema e verificar a origem do mesmo. O trabalho psicopedagógico tem como objetivo investigativo e preventivo, preventivo pois, procura habilidades para solucionar problemas, buscando sempre uma melhor aprendizagem do individuo, assim ajudando à escola de um possível fracasso escolar e prevenindo outros casos de dificuldades de aprendizagem.
Conclui-se que a intervenção psicopedagógica na escola busca desenvolver o indivíduo e ajudar em suas dificuldades trabalhando em parceria com professores e família.
Data de submissão:
May 5, 2025 at 2:01:13 PM
Data de publicação:
May 12, 2025 at 3:00:00 PM