top of page
Original.png

IDENTIDADE, EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO SOCIAL

Jose Carlos Guimaraes Junior
Maria Lúcia Rodrigues
Bianca Patrícia Gandini Ling
Marttem Costa de Santana
Savio Lima Costa e Silva
Lívia Barbosa Pacheco Souza
Rair de Lima Nicácio
Raimundo Alves Medeiros Neto

ISBN nº 978-65-84897-46-5

DOI: 10.46898/home.

425409b6-9b67-49f0-999e-55bfb1b00e0d

Sinopse

Resolvemos apresentar essa obra, escrita por várias mãos de professores e pesquisadores renomados, que possuem uma produção intelectual importante.
Em um primeiro momento, o tema “identidade, educação e formação social: uma breve analise na perspectiva dos interpretes do brasil”, buscou trazer uma abordagem sobre a identidade brasileira tendo na perspectiva de perspectiva de Gilberto Freyre (1900-1987), além de outro importante nome, Sérgio Buarque de Holanda (1902-1982).
As contribuições dos referidos autores são fundamentais para se refletir sobre a construção das identidades das minorias, em especial, observar como a herança destas concepções afetam as identidades na contemporaneidade, onde essa herança é um legado de discriminação e desrespeito aos que não se enquadram dentro dos padrões do colonizador.
Em um segundo material, sob o tema: trabalho e epistemologia: uma proposta de análise reflexiva sobre o conceito de trabalho em Yves Schwartz, que foi originado pela inquietude em compreender melhor o termo trabalho, atividade de trabalho bem como os seus ensinamentos/reflexos dentro da teoria construída em Yves Schwartz.
Em um primeiro momento da escrita, evidenciou-se algumas fases do processo de trabalho na História, seus valores e representações nas concepções historicamente vividas pelos grupos humanos e em sociedades, como forma de localizar o termo trabalho no espaço e no tempo observando seu contexto social, econômico e político.
Na sequência, realizamos uma busca importante nas obras de Yves Schwartz, onde discute sobre o termo trabalho, e seu pensamento quando se propõem a trabalhar a noção de atividade e as situações de Trabalho. O trabalho “visível e invisível” e suas implicações nesse universo.
Por fim, fazemos nossas considerações quanto à complexidade desta abordagem, que perpassa pela história, sociologia, filosofia abrindo ainda caminhos para analises psicológicas do termo.
Espero que gostem do livro !

Data de submissão:

29 de janeiro de 2023 08:45:49

Data de publicação:

14 de maio de 2023 14:13:21

Gostou? Comente!
Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page