top of page

A Terceirização de Serviços no Hospital da Polícia Militar do Paraná: Reflexos de Benefícios na Saúde dos Milicianos.

Trabalho em Anais

Alex Rodrigo de Cerqueira

DOI: 10.46898/home.

59ea985d-909e-46d6-8940-e6fa6dd728c5

Apresentação

O presente estudo busca compreender os impactos da terceirização de serviços no Hospital da Polícia Militar (HPM), com ênfase nos reflexos sobre a qualidade da saúde oferecida aos policiais, bombeiros militares e seus familiares. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, por meio de levantamento bibliográfico e análise de dados entre os anos de 2013 e 2024, com o intuito de verificar tanto os benefícios quanto as limitações desde a adoção desta estratégia de gestão na administração hospitalar do HPM.
O estudo destaca que essa terceirização de serviços tem-se mostrado uma alternativa eficiente e eficaz, tanto quesito de modernização, quanto em aprimoramento da estrutura hospitalar. Ao elencarmos um dos principais benefícios, vislumbra-se a melhoria no atendimento prestado aos pacientes militares, que é resultado da introdução de profissionais especializados e da adoção de práticas modernas de gestão.
Notoriamente o artigo também evidencia aspectos negativos decorrentes da implementação da terceirização na administração pública, sendo um dos principais desafios apontados, o elevado turnover entre os funcionários terceirizados, o que compromete a continuidade e a qualidade dos serviços. Já outro ponto evidenciado no artigo se diz respeito à despersonificação do militarismo dentro do ambiente hospitalar, como o enfraquecimento de valores institucionais tradicionais, como a disciplina e hierarquia em face da presença crescente de civis contratados.
Conclui-se com a construção do estudo que a terceirização no HPM é sim, um modelo de gestão eficiente e eficaz relevante, que diante das dificuldades conseguiu modernizar a gestão hospitalar e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Entretanto, é de suma importância equilibrar seus benefícios com uma gestão eficiente, observando os riscos associados e garantindo que a essência institucional militar não seja comprometida e que a saúde dos milicianos sejam sempre tratadas como prioridade.

Data de submissão:

11 de junio de 2025, 19:06:51

Data de publicação:

Participe do fórum!

Share Your ThoughtsBe the first to write a comment.
bottom of page