RECORTES DE FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA: UMA LEITURA DE WEIL E BENJAMIN

Adaleuton de Queiroz Soares
Rafael Martins de Meneses

ISBN: 978-65-5889-391-2
DOI: 10.46898/rfb.9786558893912

Sinopse

O presente trabalho, tem como objetivo apresentar ao leitor um breve relato sobre a estrutura e o sentido da Lógica da filosofia de Eric Weil, e uma breve apresentação do conceito de História de Walter Benjamin.
A primeira parte do livro proporciona ao leitor um breve recorte do que é a obra de maior repercussão do filósofo judeu/alemão Eric Weil que refugiado na França devido as consequências da segunda guerra escreve a Lógica da Filosofia. Sendo sua obra pouco conhecida no Brasil se faz relevante um recorte breve para que seja uma porta de entrada para novos leitores desse autor que muito contribui com o debate filosófico.
A segunda parte do texto apresenta a compreensão que Eric Weil tem dos problemas Kantianos, sendo que o diálogo consiste em fazer uma discussão de três teses ou três problemas que são, pensar e Conhecer, a Fé e a Coisa-em-si, Sentido e Fato, História e Política e O Mal Radical, a Religião e a Moral.
Na terceira parte, se faz um breve relato do conceito de História em Walter Benjamin. O conceito de história desenvolvido pelo autor é um conceito de história dos vencidos, levando em conta que ele vai tratar da relação do homem com a natureza ou a relação desses homens com a transformação da matéria ao longo de seu desenvolvimento histórico.

Data de publicação: 

13 de setembro de 2022 19:42:40