PROCEDIMENTOS DE CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA MÁSCARA TEATRAL NA FORMAÇÃO DO ATOR CONTEMPORÂNEO
Estudos em Ciências da Educação
Márcio Silveira dos Santos
DOI: 10.46898/home.
f07fbb51-f352-4239-8374-4dabe9eb61e6
Resumo
O presente texto visa um estudo investigativo sobre os procedimentos de criação e formação do ator com a utilização da máscara teatral. Para tal, refleti, por meio de um recorte, sobre as relações teórico-práticas desenvolvidas em cursos de curta duração do Grupo Manjericão, de Porto Alegre (RS), realizadas nas cidades de Macapá (AP) e Manaus (AM). Analisei as transformações ocorridas tendo como fundamentação os estudos de Maria Brígida de Miranda, Michel Foucault, Dario Fo e Franca Rame, Joice Aglae Brondani, Narciso Telles, Peter Brook, Eugenio Barba, entre outros, buscando contribuir com as pesquisas na área da Pedagogia das Máscaras e verificando a potência da utilização da máscara teatral no processo formativo do ator contemporâneo.
Data de publicação:
13 de abril de 2024 20:22:09