top of page
Original.png

ANÁLISE DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E SOBREVIDA DOS PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CÂNCER COLORRETAL EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA NO SUL DO PAÍS

Livro digital, Belém: Home, 2024

Elisandra Leites
Sidiclei Carvalho
Isabella Coppola
Marina Coelho de Oliveira
Luisa Juliana da Silva Pavinatto
Ana Isabel Martins da Silva
Adrielli da Silva Souza
Daiane Pias da Cunha

DOI: 10.46898/home.

70e46d9e-a81b-49fb-8002-3a8d4b89bc80

Resumo

O câncer é dentre as doenças crônicas não transmissíveis, a segunda causa de morte no mundo inteiro e os números irão aumentar. Dentre os cânceres de maior incidência, o colorretal tem um destaque, tornando-se a terceira forma mais comum de câncer.
O objetivo deste estudo foi analisar o perfil clínico e epidemiológico e de sobrevida dos pacientes diagnosticados com câncer colorretal, internados em um hospital de referência oncológica no sul do país. Estudo coorte retrospectivo longitudinal, no qual foram analisados os prontuários dos pacientes oncológicos, internados no hospital de referência oncológica de Porto Alegre a partir de janeiro de 2010 até dezembro de 2015. Encontrou-se faixa etária predominantemente acima dos 50 anos (~75%), uma discreta predominância feminina (57%). Além disso, a maior parte dos pacientes que tiveram óbitos eram analfabetos (50%) e possuíam estadiamento avançado (III e IV) e presença de metástase.

Data de publicação:

8 de julho de 2024 18:47:41

Gostou? Comente!
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.
bottom of page