A MEMÓRIA RELIGIOSA CRISTÃ
Trabalho em Anais
Félix Meira Tavares, Joana Trengrouse Laignier de Souza, Rodrigo Gil Santos, Kathiuscia Gil Santos, Luciana Araújo dos Reis
DOI: 10.46898/home.
4ceedaf7-92dc-454d-8bc8-58dd09a27953
Resumo
Em seu livro Los Marcos Sociales de la Memoria (2004 [1925]) Halbwachs retrata três quadros principais que constituem a base da sociedade: os quadros religiosos, os quadros familiares e os quadros das classes sociais. De um modo geral, os quadros compõem um conjunto de referências estáveis que determinam a existência da formação da memória social. Segundo Halbwachs, neles estão compreendidas as convenções que são compartilhadas pelas pessoas de um determinado grupo.
Em sua perspectiva sociológica da memória, Halbwachs visa comprovar que toda memória individual já é um fenômeno coletivo, uma vez que ela se remete aos quadros sociais para poder representá-la. Dessa forma, entre a memória individual e coletiva haveria apenas uma diferença de grau, já que ambas seriam formadas da mesma “substância”. São os quadros sociais da memória realizam a interação da memória individual e da memória coletiva.
Data de publicação:
16 de julho de 2024 14:36:15