A adoção de Unidade Básica de Saúde dentro dos Quartéis da Polícia Militar do Estado do Paraná: Uma ação de prevenção e melhoria na saúde e bem-estar dos milicianos
Trabalho em Anais
Alex Rodrigo de Cerqueira
Gisele Fronczaka Antunes
DOI: 10.46898/home.
fa932d1a-015d-4790-9892-58cb5d2a83f1
Apresentação
Trata-se de um estudo que tem por finalidade avaliar os benefícios e os impactos de uma implantação de Unidades Básicas de Saúde (UBS) dentro dos Quartéis da Polícia Militar do Estado do Paraná (PMPR), tendo como foco principal a prevenção de doenças físicas e mentais, promoção do bem-estar e otimização do desempenho profissional dos militares. Através de revisão bibliográfica, análise de perfil epidemiológico dos Policiais Militares (PMs).
A construção do estudo se deu através da análise de modelos comparativos e proposta de modelo de UBS interno, buscou-se evidenciar como essa estratégia pode reduzir a incidência de doenças crônicas não transmissíveis, transtornos mentais, afastamentos do trabalho, diminuição de demanda no Hospital da Polícia Militar (HPM) nos serviços de urgência e emergência, além de melhorar indicadores de saúde global, satisfação no trabalho, moral e resiliência institucional. O trabalho considera os contextos organizacional, financeiro, epidemiológico e operacional, apontando os desafios e vantagens de sua adoção.
Conclui-se que a implantação de UBS nos quartéis da PMPR pode representar avanço significativo em saúde ocupacional, saúde preventiva e bem-estar dos militares, com retorno social, institucional e econômico, embora dependa de planejamento, parcerias com a saúde pública dos municípios, recursos humanos, capacitação e comprometimento institucional.
Palavras-chave: Unidade Básica de Saúde; Polícia Militar; saúde ocupacional; prevenção; bem‑estar; Paraná
Data de submissão:
6 de outubro de 2025 às 21:22:51
Data de publicação:
11 de outubro de 2025 às 17:15:00

